O bistrô e wine bar oferece uma única e extensa carta de vinhos laranjas, produzidos em diferentes países e que podem harmonizar perfeitamente com pratos quentes ou frios
O clima frio deu o ar da graça nos estados brasileiros. E para aquecer o corpo, nada melhor que um bom vinho. Tinto, branco e rosé são os mais conhecidos pelos degustadores e apreciadores da bebida, mas nesse inverno, que tal expandir o paladar com os vinhos laranjas?
Também conhecidos como "vinhos âmbar", os laranjas, ainda pouco explorados no Brasil, têm origem na Geórgia e se espalharam para outros países, como França, Argentina, Chile e Itália.
O sommelier Gustavo Fernando Santos, do Clos Bistrô e Bar de Vinhos - comandado pela Chef Elisa Fernandes e por Guilherme Mendes, fundador da importadora VinhoMix - especializada em rótulos orgânicos e biodinâmicos, selecionou três opções de vinhos laranjas, dos 140 exclusivos na casa. Dentre os escolhidos, estão Orange Zibbibo, Torrontés Brutal e o Vino Del Poggio - Vino Bianco, todos podendo ser acompanhados por deliciosas harmonizações gastronômicas disponíveis no menu delicado e enxuto assinado pela chef Elisa.
Produzidos a partir de uvas brancas maceradas juntamente com as cascas em um processo que pode durar de seis dias a seis meses ou até um ano em casos extremos, os vinhos laranjas podem ser armazenados em barricas, tanques de inox, tanques de cimento e ânforas, sendo o tempo de descanso, o clima e o solo fatores importantes que podem influenciar na cor e no sabor da bebida - se será mais intenso e estruturado ou mais leve e suave.
"Para os iniciantes, a pedida perfeita é o Torrontés Brutal, pois é uma opção com aroma suave e feito com pouca maceração, o que traz frescor e leveza ao paladar", indica Gustavo.
E para harmonizar com a bebida, ele sugere o Tiradito - um peixe marinado ao leite de tigre, que vai aromaticamente de encontro com a refrescância do vinho. Outra opção seria o Ravioli de Ricota, acompanhado de vegetais da estação na manteiga de sálvia.
Já para os iniciados, a recomendação é de um vinho laranja mais encorpado e puro, feito com uvas mais estruturadas e que normalmente possuem mais tempo de maceração.
Nesse quesito entra o Orange Zibbibo, que tem aromas de frutas tropicais, exóticas, flores e muita complexidade. "Este é excepcional para acompanhar o Especial do Chef, variado em opção de gnocchi com camarão ou peixe, pois traz complexidade, com um toque de acidez e vivacidade, junto ao molho e à massa", complementa o sommelier.
Em uma escala de construção e corpo, o vigoroso e potente Vino Del Poggio - Vino Bianco, proveniente de um produtor renomado com fabricação de apenas 4 mil garrafas, leva uas mais exóticas, com manejo biodinâmico e fermentação espontânea.
"Com aromas de camomila, gengibre, marzipan, especiarias e com leve toque de damasco, este vinho é excelente para escoltar os queijos artesanais, servidos com mel e pão, além da impecável charcutaria do Clos", finaliza Gustavo.
Serviço: Clos - Bistrô e Bar de vinho
rua Girassol, 310 - Vila Madalena, São Paulo - SP
Terça à quinta das 19h-23h30 //Sexta e sábado das 13h-17h e das 19h-23h30
Domingo 13h às 17h
Sempre fechado no último domingo do mês
Комментарии