Créditos: Red Bull Content
Em busca de mais um feito histórico, o piloto Lucas Moraes se prepara para competir no Dakar Rally, conhecido como a "Fórmula 1" do off-road. Iniciando 2025 em grande estilo, a competição começa nesta sexta-feira (03), com 13 dias intensos de prova e um percurso de 7.753 km. O término está marcado para o dia 17 de janeiro, e o brasileiro está confiante em enfrentar os desafios do deserto da Arábia Saudita em busca de uma conquista inédita para o Brasil.
Reunindo participantes de 70 países, o Dakar conta com 807 competidores, entre pilotos e navegadores, e 439 veículos divididos em diversas categorias. Porém, o foco principal é a vitória na classificação geral, a mais prestigiada da competição. O piloto fez sua estreia no Dakar em 2023, como um novato no cenário internacional, e surpreendeu com resultados impressionantes que o levaram ao pódio, além da realização de um "rookie" histórico. Esse desempenho, o melhor já registrado por um brasileiro na história da prova, rendeu a ele um contrato com a renomada equipe Toyota Gazoo Racing (TGR), onde se tornou líder em 2024, permanecendo o contrato para 2025.
Créditos: Red Bull Content
No ano passado, Lucas consolidou sua reputação como um fenômeno do esporte com uma temporada memorável. Ele conquistou o tricampeonato no Rally dos Sertões, dominando a competição e liderando o pódio durante quase toda a semana. Além disso, alcançou um inédito terceiro lugar no Mundial de Rally Raid, outro marco para o Brasil, e recebeu prêmios importantes, como o Capacete de Ouro e o reconhecimento oficial no FIA Awards pelo desempenho excepcional no campeonato Mundial.
"Estamos muito confiantes e entusiasmados para esta temporada do Dakar. Treinamos intensamente e fizemos o dever de casa na pré-temporada, espero poder disputar por mais um pódio do Dakar. No ano passado, precisei abandonar a prova no penúltimo dia após um capotamento, mas isso nos trouxe lições valiosas. Com os resultados recentes, estamos prontos para competir em alto nível. Representar o meu país é sempre uma honra", declarou Lucas.
Em sua terceira participação no Dakar e segundo ano consecutivo ao lado do navegador espanhol Armand Monleón, Lucas encara o maior desafio do cenário off-road. Ele destaca que a primeira semana será decisiva para o resultado final. "Mesmo sem conhecer o roteiro, sabemos que enfrentaremos trechos de pedras que desgastam muito os pneus. A gestão desses pneus será crucial em uma corrida de milhares de quilômetros e vários dias. Esses trechos podem ser ainda mais decisivos para a liderança do que as dunas", explicou o piloto sobre a estratégia da equipe.
Como o grande nome em território nacional, Lucas Moraes, tem a torcida do Brasil!