top of page

PUBLICIDADE

90 anos Celebrando Giorgio Armani, em Fotos

Marco Bertorello/AFP/Getty Images

A designer aplaude a multidão na coleção feminina Emporio Armani Fall-Winter 2023-2024 durante a Semana de Moda de Milão 2023.


Quando a líder de "Sex and the City", Carrie Bradshaw, vê o Sr. Big sair de uma igreja presbiteriana em Manhattan, ela observa com particular reverência que ele estava "usando Armani no domingo". Parecendo suave, liso e sedutor, a visão deixa Carrie sobrecarregada e ela cede ao seu impulso, abordando Big na rua - na frente de sua mãe não menos. O poder de um terno Giorgio Armani.


O legado do designer sempre foi enredado na alfaiataria. Na década de 1980, Armani ofereceu uma alternativa mais suave para os ternos de poder duro e hiper-masculino tão populares na década. Então, na década de 1990, ele simplificou completamente a silhueta inchada - projetando peças desleixadas, mas sofisticadas, em lençóis e sedas ainda emuladas em passarelas e tapetes vermelhos hoje. Sua obra também é sinônimo de outra subversão da norma: Greige, a tonalidade cremosa e tonificada que se tornou um leitmotiv confiável em todas as coleções do designer.


Em suas nove décadas, o formalmente destreinado Giorgio Armani trabalhou seu caminho de humilde vidraça para o gigante da moda italiana - e coletou uma série de momentos fabulosos no meio. De Julia Roberts quebrando o molde usando sua moda masculina no tapete vermelho do Globo de Ouro em 1990 para uma retrospectiva viva no Museu Guggenheim, em Nova York, Armani deixou uma marca indelével na moda. Na verdade, ele foi o primeiro designer de alta costura a transmitir ao vivo um show na internet - algo que muitas casas de moda tratam hoje como uma prioridade.


E embora Armani tenha dito uma vez que "é importante não viver da nostalgia". Em comemoração ao 90o aniversário do titã da moda, decidimos nos entregar, momentaneamente, com uma retrospectiva dos destaques de sua carreira até agora.

Cortesia Giorgio Armani.

Giorgio Armani, adequado e booted, em 1942.

Leonardo Cendamo/Hulton Archive/Getty Images

Armani fotografado em Milão, janeiro de 1973.

WWD/Fairchild Archive/Penske Media/Getty Images

O designer lançou sua marca homônima em meados da década de 1970, depois de treinar na marca de moda masculina Nino Cerruit. Aqui, Armani se prepara para um de seus primeiros shows - Primavera-Verão de 1978.

Foto 12/Alamy Stock Photo

Armani equipou o filme de 1980 "American Gigolo", estrelado por Richard Gere - um ponto de virada em sua carreira que aumentou seu apelo mainstream.

Vittoriano Rastelli/Corbis/Getty Images

Armani trabalhando com tecido, 1982.

Rosanna Armani.

Armani em férias, 1988.

Coleção ron galella/Getty Images

No Globo de Ouro em 1990, Julia Roberts decidiu renunciar a um vestido em favor de um terno masculino de Giorgio Armani. A decisão ousada entrou para a história da moda e continua a ser um ponto de contraste com o glamour dos tapetes vermelhos de hoje.

Rose Hartman/fotos de arquivo/Getty Images

Em setembro de 1996, o designer deu uma festa repleta de estrelas para comemorar a abertura de uma nova loja Armani em Nova York. Uma multidão de A-listers, de Naomi Campbell (fotografada) a Winona Ryder, estavam presentes.

Victor Virgile/Gamma-Rapho/Getty Images

Armani começou a mostrar alta costura em 2005 sob a submarca Armani Privé - que significa privado em italiano, para enfatizar a exclusividade de sua oferta artesanal.

Karl prouse/catwalking/Getty Images

Em 2007, Armani se tornou o primeiro designer a mostrar uma coleção ao vivo na internet - um dos pilares do marketing de moda agora.

Jonas Gustavsson/Sipa EUA

Grande parte da obra de Armani pode ser definida por "greige", uma cor que se repete ao longo de suas coleções como um leitmotiv confiável, mostrado aqui na Semana de Moda de Milão durante seu desfile de primavera-verão de 2019.

John Angelillo/UPI/Shutterstock

No Oscar no início deste ano, Lupita Nyong'o chegou com um vestido Armani Privé personalizado.

Tony Barson/Getty Images

Em 2011, Armani estreou um material de cetim líquido de alta escore durante seu desfile de alta costura Spring-Summer na Paris Fashion Week.

Pascal le segretain/getty images

Esse mesmo material, como a luz líquida derramada, fez outra aparição em seu último show em Paris no mês passado.

Yves Herman/Reuters

Em seu mais recente show de alta costura em Paris, em junho de 2024, Giorgio Armani faz um arco.

コメント


bottom of page